Imagem capa - Enredo: como encantar os clientes contando uma boa história por Alboom
De fotógrafo para fotógrafoWedding Brasil 2018

Enredo: como encantar os clientes contando uma boa história

Fotógrafa há 13 anos, Aline Evelin desenvolveu uma maneira de criar enredos e contar histórias de uma maneira única. Para ela, é fundamental a construção de uma narrativa que mostra que o momento foi contado da melhor forma. Assim, isso é capaz de gerar uma completa satisfação dos clientes.


“Fazemos coberturas de mais ou menos doze horas. São muitos cliques e muito material. Contar histórias únicas e mostrar a identidades de cada casal em cada foto. Faz com que eles se sintam especiais”, explica.



Os momentos ímpares do casamento como o beijo, a entrada, a troca de alianças, são fundamentais para contar a história. Mas, são as lacunas que mostram quem são essas pessoas na verdade. A fotógrafa conta que por um bom tempo ela deixou de fotografar o momento e que o casal estava jantando. Entretanto, hoje são estes momentos que mostram quem são os casais de verdade e que tom eles querem dar ao casamento.


CURADORIA E PÓS-PRODUÇÃO

Depois de fotografar uma festa completa, começa o processo de curadoria e pós-produção. “Eu acredito que 50% do processo de fotografia é feita no clique. Para completar ela com 100% preciso saber escolher as melhores imagens”, define.



Começo, meio e fim. Tempo, espaço e personagem. Segundo Aline Evelin estas variáveis são muito importantes na hora de contar as histórias dos casais e com isso tornam a curadoria fundamental. A fotógrafa compara o trabalho como o de um curador de arte que pensa no diálogo das obras, pois é preciso que as pessoas que olham de fora, entendam a história do que aconteceu.


BREVIEDADE



Para a arte de contar histórias, Aline Evelin também cita o termo de breviedade. Ela explica que Steve Jobs era uma das pessoas que usava muito esta ideia para ser simples e breve em suas apresentações. Com isso, seus discursos tinham o mesmo nível de dificuldade que um estudo para crianças da segunda série. Hoje, na fotografia, Aline busca fazer o mesmo. “Explicar de forma simples e breve, com o menor número de fotos, a maneira como aquela história aconteceu”.


Veja como Aline conta histórias aqui.